HOME Ensino

Ensino

Qualidade e Inovação!

APRESENTAÇÃO

Mais do que um sistema de ensino, o que se destaca na RSB-Escolas é um projeto educativo-pastoral cuja finalidade é formar o “bom cristão e honesto cidadão” capaz de descobrir o sentido de suas vidas num contexto mutável, flexível, de múltiplos significados; construir a própria identidade com liberdade e responsabilidade; comprometer-se consigo e com os outros; vivenciar a cidadania ativa e responsável; buscar a felicidade mediante o desenvolvimento de suas potencialidades, da convivência e da interação solidária; construir uma síntese entre cultura e fé; compreender todas essas tarefas como um itinerário para o crescimento contínuo durante a vida inteira. Assim, a educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa de modo a “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e de vida, inspirada nos valores evangélicos”. Partindo das realidades, das culturas e linguagens das crianças, dos adolescentes e dos jovens, a educação que oferecemos possibilita a formação crítica, ética, estética, social, política, religiosa, científica e tecnológica do educando, possibilitando-lhe o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.
 
Mais que uma escola, uma família!

Assim, a gente transforma o mundo!

Educação Infantil

Na proposta da Rede Salesiana de Escolas, ensinar é uma forma de motivar a criança em sua curiosidade e na expressão de seus sentimentos.

No ILV a criança é acolhida em seu direito à infância, a brincar, de ser cuidada e de aprender, possibilitando a vivência de diferentes linguagens, permitindo explorá-las em situações de criação, comunicação e integração social, construindo conhecimentos e significados sobre si, sobre os outros e sobre o mundo em que vive.

A partir do Infantil II, utiliza-se material didático próprio, o Caleidoscópio, que oferece e media uma multiplicidade de interações entre o conhecimento de mundo e as novas possibilidades sociais, culturais, científicas e tecnológicas.

 

Organização da Educação Infantil

Infantil I – crianças com 3 anos

Infantil II – crianças com 4 anos

Infantil III – crianças com 5 anos



MAIS DETALHES

Tradição de cuidado

Proporcionada pela atuação das Irmãs Salesianas e pela equipe de educadores

Educação integral

Atenta a todas as necessidades das crianças

Horário de funcionamento:

13h30min às 17h30min

Coordenadora Pedagógica:

Ana Lucia

Ensino Fundamental I e II

Nesta etapa da formação, os estudantes aprendem pela experiência, testando hipóteses, fazendo observações e descobertas. Utilizam-se das diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias em diferentes contextos e atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. O material didático utilizado pelo Instituto Laura Vicuña traz inovação e dinamismo ao processo de ensino e aprendizagem, a partir de situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização de conhecimento e o enfrentamento e a resolução de problemas.



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento E.F I

13h30min às 17h30min

Coordenação Pedagógica E.F I

Ana Lucia

Horário de funcionamento E.F II

7h45min às 12h20min

Coordenação Pedagógica E.F II

Raquel Nunes

Ensino Médio

O jovem é um ser de possibilidades, que aprende confrontando sua realidade, testando as próprias forças, buscando as escolhas mais adequadas para sua vida presente e futura. Nesta fase da formação, a capacidade de enfrentar desafios, de aproximar-se da ciência, de compreender a diversidade diante da qual vivemos assume sua plenitude.

No ensino médio do Instituto Laura Vicuña, o jovem é constantemente desafiado a resolver problemas e propor alternativas usando o saber e a ética. A tecnologia é compreendida neste contexto, como possibilidade de ampliação do pensamento, da comunicação e do desenvolvimento de projetos pessoais. 



MAIS DETALHES

Horário de funcionamento:

7h45min às 12h20min (segunda a sexta-feira), 14h às 18h (terça-feira)

Coordenação Pedagógica

Alexsandro Rodrigo Possatto